Foto: Divulgação Brass Brew
Confira a seguir dicas de como escolher cerveja artesanal, as diferenças entre cervejas artesanais e industriais, e os diferentes tipos de cerveja com especialistas.
Foto: Divulgação Brass Brew
Segundo Rafael Soares de Souza, da Cervejaria Central, uma boa cerveja artesanal se destaca por cinco características: aparência, sabor, corpo, aroma e conjunto.
Foto: Divulgação Empório Alto dos Pinheiros
Para iniciantes, ele sugere ler sobre estilos e aromas, mas enfatiza a importância de experimentar. “É uma oportunidade de descobrir novos sabores e aromas”, afirma Rafael.
Foto: Divulgação TapTap
Os consumidores procuram na cerveja artesanal a variedade e complexidade dos sabores. Especialistas dizem que essa riqueza vem da qualidade dos ingredientes e da diversidade de estilos, oferecendo experiências que se adaptam ao gosto e ao momento.
Foto: Alex Silva|Estadão
Carlos Lima, da Cervejaria TapTap, ressalta a importância de “brincar com os sentidos” ao saborear uma cerveja artesanal. Ele destaca que as cores e aromas devem se sobressair, e a sensação na boca, seja refrescante ou aveludada, é essencial.
Foto: Brent Hofacker/Adobe Stock
As IPAs são as mais pedidas, conhecidas por suas cores laranja, aromas cítricos e sabor amargo. A Pilsen é popular por sua cor clara e sabores que lembram pão. As Sours, especialmente as Fruited Sours, se destacam no Brasil pela acidez e uso de frutas locais.
Foto: pavel siamionov/Adobe Stock
Saiba onde estão os melhores points de São Paulo para tomar cerveja artesanal.
Foto: Rafael Salvador
As cervejas de arroz são a nova tendência em vários países e agora também no Brasil. Feitas à base de arroz, elas trazem leveza à bebida, com um diferencial no paladar e no sabor.
Beatriz Yamamoto