Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi

Paladar

Descubra o que a mistura de sal e ervas pode fazer por você; veja a receita

O excesso de sal na alimentação pode causar riscos à saúde, como o aumento da pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. A boa notícia é que existe uma forma de diminuir o consumo de sódio sem abrir mão do sabor.

Foto: Ruzanna/Adobe Stock

Redução de sal

A mistura de sal com ervas é perfeita para quem pretende reduzir a quantidade de sal na cozinha. Para isso não é necessário muito, basta combinar temperos naturais como alecrim, orégano e manjericão para substituir parte do sal no preparo dos alimentos.

Foto: Kucherav/ Adobe Stock

Benefícios das especiarias

Ao misturar essas ervas com sal, você adiciona sabor às receitas, mas também contribui para a sua saúde. Os temperos naturais são ricos em compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a proteger as células do corpo e a combater inflamações, como mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.

Saiba mais

Foto: Sergey Potapov/ Adobe Stock

Como usar sal e ervas no dia a dia?

A mistura de sal e ervas pode ser utilizada em diversas receitas, desde carnes e peixes até no arroz com feijão. Além disso, a junção desses vários temperos facilita o preparo das refeições, eliminando a necessidade de adicionar várias especiarias separadamente.

Foto: sommai/Adobe Stock

Como guardar?

A mistura pode ser guardada em um pote bem fechado e deve ser usada em até 20 dias para garantir frescor e sabor.

Leia mais

Foto: Natalia Klenova - stock.adobe.co/Adobe st

Temperos necessários

Agora que você já sabe os benefícios da mistura de sal e ervas para uma alimentação saudável e saborosa, que tal aprender como prepará-la e quais ingredientes não podem faltar? Confira a seguir:

Foto: Alex Silva/AE

Receita de sal de ervas

Alguns preparos pedem um toque especial na hora do tempero. A receita desse sal de ervas é da professora de nutrição da Anhembi Morumbi, Driele Cavalcanti, que ensina a fazer a junção correta dos temperos.

Veja a receita

Foto: ThamKC/Adobe Stock

Veja também: comida de avião tem muito sal? Saiba por que companhias aéreas precisam ‘saborizar’ mais os pratos

Muitos não sabem, mas o gosto da comida pode sim sofrer alterações durante o voo. Essa situação está associada a desidratação constante durante o voo, o que pode alterar como sentimos o olfato e o paladar.

Confira aqui

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais web stories