Foto: paulovilela/AdobeSrock
Muito versátil, este tubérculo é bastante usado na gastronomia e possui inúmeros benefícios à saúde; veja como incluí-lo em uma alimentação saudável
Foto: Cristiane Furtado e Luis Fernand/AdobeStock
Apesar de muito popular na culinária brasileira, existem alguns mitos sobre o inhame que o circulam por aí. Confira a seguir:
Foto: Cristiane Furtado e Luis Fernand/AdobeStock
Verdade. Com baixo índice glicêmico devido à grande quantidade de fibras, o inhame contribui para uma digestão mais lenta e, como consequência mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Por isso, inhame, consumido com moderação, é considerado um aliado nas dietas para quem deseja emagrecer.
Foto: LEO AZEVEDO
Mito. O consumo do inhame cru deve ser evitado, pois o tubérculo tem oxalato e toxinas que podem causar irritação ou desconforto em algumas pessoas.
Foto: JB Neto/AE
Verdade. O inhame é uma ótima fonte de ácido fólico (vitamina B9), tornando-se um alimento recomendado durante a gravidez, já que esse composto é essencial para o desenvolvimento do feto.
Foto: EPITACIO PESSOA
Mito. Em tempos de surto de dengue, o inhame costuma ser citado como um alimento que poderia auxiliar no tratamento da doença. No entanto, não há evidências científicas que comprovem sua eficácia.
Foto: Thaís Barca/Divulgação
Esse tubérculo é uma ótima opção para incluir em receitas doces e salgadas. No frio, ele vai muito bem em pratos quentes, como caldos e sopas. Veja algumas sugestões a seguir:
Foto: Ligia Skowronski
Esta receita fácil de pão de queijo de inhame tem tudo para se tornar uma das suas preferidas. Leve e saudável, leva inhame cozido, polvilho doce, ricota e fica pronta em 4 passos. Confira o passo a passo no link:
Foto: Thaís Barca/Divulgação
Esta é daquelas receitas que podem até causar desconfiança de início, mas o resultado é fantástico. O danoninho de inhame fica muito saboroso e é uma receita prática e simples que leva basicamente morangos e inhame. Vale a pena provar. Confira o passo a passo completo no link: