Foto: Helga1/AdobeStock
O molho de tomate é um prato coringa, perfeito para acompanhar receitas, adicionando sabor e sustância
Foto: FELIPE RAU
Você vai precisar de tomate tipo Débora, manjericão fresco, azeite extravirgem, dentes de alho e sal.
Foto: karepa - stock.adobe.com/Adobe st
Escolha os tomates maduros, bem vermelhos e firmes. Lave um a um em água corrente. Em seguida, retire a ‘tampa’. Os tomates precisam ser cortados em quatro, como pétalas de rosa. Retire qualquer parte escura ou danificada. Se estiver verde por dentro, não serve para o molho.
Foto: nadyanadal - stock.adobe.com/Adobe st
Coloque os tomates em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, para apenas amolecer. Tampe a panela, mexa de vez em quando e depois reserve. Em outra panela, coloque o azeite extravirgem.
Foto: Walter Costa/Estadão
Descasque os dentes de alho e faça cortes verticais, sem parti-los ao meio. Eles vão tirar a acidez do molho. Coloque-os na panela e deixe dourar. Lave bem e seque com papel toalha as folhas frescas de manjericão, colocando na mesma panela já com o azeite e o alho. Depois mexa e desligue o fogo.
Foto: juraj - stock.adobe.com/Adobe st
Com a ajuda de uma máquina de passar tomate ou uma peneira, retire toda a polpa do tomate. Semente e pele não serão usados. Mas não use o liquidificador. Coloque toda a polpa na panela, acerte o sal e cozinhe por duas horas, sem tampar a panela.
Foto: Andrea Ferrara/ Arquivo pessoal
E para você que ama acrescentar um molho para dar um toque a mais nos pratos, confira essa receita simples com damasco para surpreende o paladar.
Julia Burian - Radar