Foto: Paulovilela/Adobe Stock
O caju é um alimento tradicional do Brasil, conhecido por suas características únicas, que envolvem formato, sabor e curiosidades surpreendentes.
Foto: Adobe Stock
Com polpa doce, refrescante e que ‘amarra’ a boca, o caju é chamado popularmente de fruta, mas o que muitos não sabem é que, na verdade, ele é um pseudofruto. O fruta verdadeira do cajueiro é a castanha de caju.
Foto: Paulo/Adobe Stock
São muitas as espécies de cajueiros originários da Caatinga, do Cerrado e da Amazônia. Apesar disso, elas compartilham algo em comum, os nutrientes presentes no alimento. Descubra por que você deveria incluir o caju na alimentação:
Foto: Paulovilela/Adobe Stock
Estima-se que cerca de 10% da polpa do caju é uma mistura de fibras solúveis e insolúveis. O tipo de fibra solúvel tem sido associado principalmente à proteção cardiovascular, como mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de saúde do Estadão.
Foto: Silvana/Adobe Stock
O caju também é rico em vitamina C. Por isso, a dica é quando for fazer suco do pseudofruto, beber imediatamente para garantir o máximo dessa substância.
Foto: Bruno/adobe.stock
A polpa do alimento concentra antioxidantes, como carotenoides e compostos fenólicos, que fortalecem o sistema imune e cuidam da pele e cabelos. Porém, seus benefícios dependem de uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis.
Foto: Epifanio/adobe.stock
Confira algumas receitas fáceis para fazer com caju, agora que você já conhece os seus benefícios e curiosidades:
Foto: Hilton Morumbi
Aprenda a preparar essa receita de risoto de caju, que parece complexa, mas na verdade é muito simples. Finalize com ervas para decorar e adicionar um toque de sabor.
Foto: Roberto Seba
O caju também vai muito bem em sobremesas. Essa combinação de farinha de caju com calda de pitanga é muito crocante e saborosa
Foto: Silvana/Adobe Stock
Descubra formas pouco conhecidas de explorar esse pseudofruto na cozinha.
Beatriz Castro - Radar