Foto: Александр Гаврилычев/Adobe St
O mel é um dos ingredientes naturais mais ricos da culinária e além de compor receitas doces e servir para adoçar pratos na dieta, é um elemento com propriedades medicinais.
Foto: wei/Adobe Stock
Por muito tempo, os efeitos do mel foram vistos apenas como um mito que passava de geração em geração. No entanto, pesquisas científicas começaram a destacar alguns dos poderes ligados ao alimento.
Foto: olas_kitchen
Entre os ganhos associados ao consumo do mel, está sua capacidade de auxiliar no tratamento da tosse e dor na garganta.
Foto: JuliaLavleis/Adobe Stock
Uma dessas pesquisas, conduzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, revisou 14 estudos sobre a eficácia do mel contra infecções leves de cunho respiratório. A pesquisa concluiu que o produto feito por abelhas pode ser mais eficaz do que tratamentos populares, como o uso de antibióticos.
Foto: Nitr/Adobe S
O mel também apresenta ação anti-inflamatória e imunomoduladora. Isso significa que ele tem a capacidade de melhorar os sintomas comuns, sejam eles causados por infecções virais, como gripes e resfriados, ou por irritação das vias respiratórias, além de ajudar a fortalecer a imunidade, como mostra a matéria de Victória Ribeiro, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Dimitar Gorgev
Apesar de ser um ingrediente medicinal, o mel é muito mais que isso e pode contribuir de outras formas na gastronomia, trazendo sabor para os pratos.
Foto: Natalia Zakharova
Para conseguir os efeitos medicinais do mel não tem segredo: uma colher de chá por dia durante o tratamento pode ser o suficiente. Mas você também pode incluí-lo em receitas simples, sejam pratos saudáveis ou não.
Foto: librakv/AdobeStock
Confira a opinião de especialistas e aprenda a fazer preparos que levam esses ingredientes.
Beatriz Castro - Radar