Foto: HandmadePictures/Adobe Stock
O óleo de girassol, como o nome já diz, é extraído das sementes de girassol, e também é um dos queridinhos para preparos culinários.
Foto: xander21/Adobe Stock
Apesar de óleos serem mal vistos em dietas, o óleo de girassol está do ‘lado do bem’, oferecendo benefícios à saúde, quando usado na temperatura ideal.
Foto: scentrio/ Adobe Stock
O ponto de fumaça, ou seja, a temperatura limite do óleo de girassol, é de 183 °C. Mais quente que isso, o óleo passa a queimar e oxidar, gerando fumaça e compostos associados a maior risco de desenvolvimento de doenças. Portanto, sempre fique atento à temperatura.
Foto: Анна Никитина/Adobe Stock
O óleo é formado especialmente por dois ácidos graxos insaturados, sendo um da família ômega 9 e outro da família ômega 6, respectivamente. A composição nutricional do produto faz dele um óleo excelente, estando entre as melhores opções para a saúde, como mostra a matéria de Layla Shasta, para a editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Pixel-Shot/Adobe Stock
Conhecido pelo sabor neutro, é muito usado em preparações em que o sabor do óleo não deve prevalecer.
Foto: Olga Yastremska/ Adobe Stock
Devido ao sabor quase que imperceptível, é muito usado em molhos. Veja sugestões de receitas simples para fazer com óleo de girassol:
Foto: Atlas/ Adobe Stock
A maionese caseira é feita com óleo e depende das proporções exatas para dar certo. Seguindo os passos corretamente, você terá um molho delicioso para passar no pão ou em torradas.
Foto: G4F Agenciamentos
O bolinho de chuva é a opção ideal para um bom café da tarde com os amigos e os familiares. Essa versão sem glúten é prefeita para quem não pode com a substância.
Foto: Roberto Seba
Essa receita de molho de pimenta malagueta tem um sabor inconfundível e é extremamente marcante, ideal para acompanhar petiscos.
Foto: alex9500/Adobe Stock
Descubra as várias opções de óleo que existem no Brasil e quais são melhores para as suas receitas.
Beatriz Castro - Radar