Foto: Cassimiro/Adobe Stock
Entenda como usar a planta, que se tornou a estrela das dietas equilibradas, na gastronomia
Foto: Renata Sattler / Adobe Stock
A ora-pro-nóbis faz parte do grupo das plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) e está em alta por suas espécies versáteis na gastronomia e benéficas para o organismo.
Foto: Adobe Stock
Três espécies de ora-pro-nóbis predominam no Brasil: as com flores laranja, branca e rosa. Quais são os benefícios delas?
Foto: Nahhan/Adobe Stock
Essa PANC apresenta fibras, minerais e vitaminas que trazem benefícios para o organismo, como menciona o blog de Juliana Carreio ao Estadão, na editoria E+. No entanto, é preciso cuidados antes de consumir para obter os benefícios.
Foto: Adobe Stock
Para obter os benefícios da ora-pro-nóbis, é fundamental branquear as flores de cor rosa e branca, ao contrário das laranjas. Esse processo elimina os possíveis malefícios da planta e preserva sua versatilidade na gastronomia.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Alguns restaurantes, como o A Casa do Porco, destacam a planta. O lugar oferece um menu-degustação inspirado nos sabores do interior, com um prato de ora-pro-nóbis, gengibre e pétalas de flores comestíveis.
Foto: Roberto Seba|Estadão
Embora experimentar a ora-pro-nóbis em restaurantes seja uma excelente opção, você pode apostar em receitas com a planta em casa. Confira no link abaixo quatro preparos com a PANC para incluí-la na rotina.
Juliane Moreti - Radar