Foto: cabuscaa - stock.adobe.com/Adobe stock
Essa planta alimentícia não convencional (PANC), está ganhando novos espaços na gastronomia brasileira e internacional, contando com novidades nos benefícios e preparo
Foto: Tiago Queiroz
Nativa das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, essa planta se destaca flores coloridas -laranja, rosa e branca- não só pela versatilidade, mas também por descobertas recentes sobre seus benefícios à saúde.
Foto: Adobe Stock
De acordo com um material produzido pela ONG WWF Brasil e pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, novos estudos destacam que a ora-pro-nóbis também pode oferecer benefícios como propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, assim como efeitos terapêuticos.
Foto: Jobz fotografia - stock.adobe.com/Adobe st
O branqueamento das folhas com flores brancas e rosas é conhecido, mas há novas recomendações no preparo. As folhas mais velhas devem ser refogadas, enquanto as folhas mais novas podem ser consumidas frescas, para melhor aproveitamento.
Foto: Adobe Stock
Essas descobertas vêm reforçando a importância do consumo dessa planta no dia a dia, especialmente para quem busca uma alimentação natural e rica em nutrientes. Você sabe como incluir a ora-pro-nóbis em receitas?
Foto: Jorge F. Filho / Adobe Stock
Além de complementar saladas, a planta pode ser o destaque em pratos como geleias, sucos, bolos e mousses. Coloque em prática alguns receitas com ora-pro-nóbis, destacadas a seguir:
Foto: Tiago Queiroz
Essa receita fácil é considerada leve no paladar. Uma dica especial é aproveitar o máximo da planta na receita, com algumas alternadas com a massa e até batidas com o vinagrete.
Foto: Tadeu Brunelli|Estadão
O bolo é uma maneira diferente de aproveitar a ora-pro-nóbis na gastronomia, assim como esse angu com creme. Finalize a receita com uma colher de gel de músculo e cebulet.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Alguns restaurantes, como o A Casa do Porco, destacam a planta. O lugar oferece um menu-degustação inspirado nos sabores do interior, com um prato de ora-pro-nóbis, gengibre e pétalas de flores comestíveis.
Juliane Moreti - Radar