Foto: Vinicius Campos

Festa dos Ovos

Ovo da entrada à sobremesa

Conheça 3 receitas impressionantes de grandes chefs

Foto: Sakura/ Adobe Stock

Simplicidade

Não é por acaso que uma simples omelete é prova cabal de proficiência na cozinha. Esse preparo de ovos é um teste da habilidade e técnica, demonstra o apego do cozinheiro aos ingredientes, o controle do tempo e a escolha dos utensílios correto.

Foto: Bit24/ Adobe Stock

Versatilidade

Parte integrante de todo tipo de receitas, indispensável em bolos, milanesas, arroz frito e tortillas, nem só nos beneditinos pela manhã, os ovos podem estrelar pratos do início ao fim da refeição.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Entrada

A ideia veio de um clássico português: o Bacalhau à Bras. Mas Dário Costa deu passos além. Fez a salga de peixes da costa brasileira e criou o próprio bacalhau, que dá vida à massa de casquinha crocante que envolve um ovo perfeito no codfish bolovo (R$ 28) no Deus Café.

Foto: Tati Frison

Principal

Um dos 50 melhores bares do mundo, o Tan Tan dá a mesma atenção a comes e bebes. Mas, às vezes, quando Thiago Bañares lança um prato como o Donburi de unagui, com omelete cremosa ao teriyaki e gohan (R$ 165), a comida parece ser a protagonista.

Foto: Leo Martins/Estadao

Sobremesa

É simbólico: o ovo é responsável por 80% do tamago do Kanoe, falso e adocicado bolinho com caldo de peixe, servido dentro de um “ovo frito”. Embora esteja em um dos restaurante mais chiquetosos do país, a sobremesa deve ser chuchada em mel de abelha nativa.

Reportagem

Fernanda Meneguetti