Foto: Daniel Teixeira
O pão francês é muitas vezes visto com vilão das dietas e costuma ser substituído pela tapioca. Mas será que essa mudança realmente faz sentido?
Foto: LEO MARTINS
Tanto um como o outro são fontes de carboidrato, a diferença é que a goma de tapioca vem da mandioca, e o pão costuma ser feito a partir da farinha de trigo, como destaca a matéria de Thaís Manarini, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Ruzanna/Adobe Stock
Uma única diferença que chama atenção é o teor de sódio desses alimentos. Enquanto em 100 gramas de tapioca há 1,3 miligramas de sódio, na mesma quantidade de pão francês, o valor aumenta para cerca de 680 miligramas.
Foto: Ateliê Belê | Tapí Tapioca
Vale destacar, porém, que esse teor de sódio na tapioca é sem manteiga ou recheio, o que pode variar a quantidade do composto.
Foto: Casa.da.Photo/AdobeStock
Agora, uma dica para quem quiser reduzir a quantidade de calorias do pão francês é consumi-lo sem o miolo.
Foto: LEO MARTINS
No caso de pessoas com alergia ao trigo ou doença celíaca, a tapioca é sempre a melhor opção devido a intolerância ao glúten, substância presente no trigo e, portanto, no pão francês.
Foto: Carla Nichiata Adobe Stock
Ambos os alimentos podem ser consumidos no café da manhã e têm propriedades parecidas. Para que façam bem à saude, uma boa ideia é incluir outros ingredientes, com bons nutrientes, durante a preparação. Veja sugestões de receitas simples:
Foto: Mocotó
Uma versão diferente da tradicional tapioca, essa receita prática leva beterraba na composição e pode ser recheada com o que você preferir.
Foto: Adilson/Adobe Stock
Também chamado de buraco quente, esse lanche é feito com pão francês sem miolo, carne moída e queijo.
Foto: Art by Pixel/AdobeStock
O pão francês é um dos itens queridinhos das padarias e não pode faltar na mesa de muitas pessoas. Descubra os melhores da capital paulista.
Beatriz Castro - Radar