Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Com diferentes intensidades de picância, essas pimentas são versáteis na culinária e acrescentam sabor aos pratos
Foto: Goffkein - stock.adobe.com/Adobe stock
A pimenta é um dos temperos mais populares, mas seu sabor particular e acentuado faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como usá-la na cozinha. Existem algumas variedades, mas a preta e a verde merecem destaque.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
É importante destacar que as características de cada tipo de pimenta variam desde os métodos de colheita e processos que formam seus grãos. Sabendo disso, confira os principais aspectos da pimenta preta e verde:
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Os grãos da pimenta preta são colhidos próximos de estarem maduros e passam por um procedimento de secagem, o que confere ao grão um sabor mais intenso.
Foto: Alex Silva/Estadão
Já a pimenta verde é colhida antes de amadurecer, resultando em um grão com uma picância leve e que ainda traz frescor ao paladar. Agora que você conhece as diferenças, confira receitas com pimenta:
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Temperar o peixe com o suco e as raspas de um limão, pimenta e sal, é um dos primeiros passos desta receita. Em seguida, deixe o peixe marinar por até duas horas.
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
A receita inclui poucos ingredientes e temperos, entre eles a pimenta-do-reino preta, e é preparada em apenas oito passos: fácil e saborosa!
Foto: Codo Meletti/Estadão
A ave deve ser cortada em fatias médias e colocada em uma travessa para ser servida. Este prato é um ótimo para ocasiões especiais.
Juliane Moreti - Radar