Foto: Mário Rodrigues | A Pizza da Mooca
A pizza é um dos pratos mais famosos da culinária italiana e possui algumas variações de tipos e sabores, como a pizza napolitana, que como o nome já diz, é tradicional da cidade de Nápoles, na Itália.
Foto: Rossopomodoro|Divulgação
Para ser napolitana, a pizza tem que ser fiel às regras da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana). No entanto, usar farinha italiana do tipo 00, respeitar o tempo de longa fermentação, a cocção, a temperatura do forno a lenha e o equilíbrio entre massa e cobertura costuma ser o suficiente para ser aceita como uma pizza napolitana.
Foto: Comida Mídia/Pizza da Mooca/Divulgação
De acordo com Fellipe Zanutto, pizzaiolo e proprietário d’A Pizza da Mooca, a pizza napolitana é sempre redonda e com um único sabor. Além disso, a massa só pode conter farinha 00, água, fermento e sal. A fermentação é lenta e ela tem que ser assada no forno entre 420°C e 480°C por no máximo 90 segundos. O resultado é a borda alta, mas com centro fino e macio.
Foto: Gianni Cipriano/NYT
Em São Paulo, três pizzarias seguem essas recomendações e servem pizzas napolitanas autênticas. Confira a seguir:
Foto: André Guido
Eleita a melhor pizzaria napolitana da América Latina pelos guias italiano 50 Top Pizza e Gambero Rosso, a Leggera se destaca com a mini pizze fritte napoletane, que são pizzinhas fritas típicas de Nápoles. O chef André Guidon também serve as redondas clássicas, como a marinara.
Foto: Mário Rodrigues
A pizzaria é considerada uma das melhores do mundo e divide as pizzas entre sabores originais e modernos, com 33 coberturas distintas e ainda uma nova receita todo mês. Em setembro, o sabor ragu de ossobuco com fonduta de grana padano é a criação da vez.
Foto: Jefferson Maya
Uma das casas mais indicadas para comer uma pizza napolitana em São Paulo é a casa comandada por Matheus Ramos, que foi eleito o “Pizzaiolo do Ano” pelo 50 Top Pizza Latin America 2024. Como diferencial, ele deixa as massas maturarem por 48 horas antes de receberem uma das 23 coberturas do menu.
Beatriz Castro - Radar