Foto: Débora Pereira/Revista Profissão Queijeira
Polêmica no mundo dos queijeiros e na medicina, o queijo de leite cru é assunto de pesquisas no mundo inteiro. Afinal, pode ou não pode consumir? Confira o que dizem os especialistas.
Foto: Надія Коваль/Adobe Stock
O queijo de leite cru é produzido com leite fresco, recém-ordenado, sem passar pelo processo de pasteurização. Rico em probióticos, pode conter até 1 bilhão de micróbios por grama.
Foto: katrinshine/Adobe Stock
O queijo é um alimento vivo. O processo de fermentação é o responsável por coalhar o leite, transformando o líquido em sólido. A magia acontece quando os microrganismos estão envolvidos!
Foto: beats_/Adobe Stock
Os microrganismos também são responsáveis por liberar novos sabores, que não se encontram em queijos industrializados. Os queijos podem ser frutados, amanteigados, picantes e assim vai.
Foto: Mara Zemgaliete/Adobe Stock
Rico em vitaminas, minerais - especialmente cálcio - e proteínas, o queijo de leite cru melhora a saúde da microbiota intestinal e ainda ajuda na prevenção de doenças crônicas.
Foto: Jiri Hera
A resposta é sim! Mas é preciso tomar cuidado com a origem do queijo. Escolha produtores comprometidos com boas práticas sanitárias e cuidado com o gado leiteiro.
Vitória Prates - Radar