Foto: Taba Benedicto/ Estadão
A manteiga é um ingrediente que não pode faltar em casa, seja para passar no pão no café da manhã ou para utilizá-la em receitas de doces e massas
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
E, quando se trata de manteiga, são várias as opções, seja de marca ou de estilo, como as manteigas com e sem sal. Mas será que isso faz diferença? A resposta é sim. A manteiga sem sal é mais versátil e se adapta melhor a diversas receitas pela ausência de sal na composição.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Se o objetivo é passar no pão, vale escolher as versões salgadas, que são mais saborosas. Mas se a manteiga for utilizada como ingrediente em preparos culinários, o ideal é escolher a versão sem sal, para que seja possível dosar a quantidade do composto.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A legislação brasileira divide o produto em categorias como manteiga extra, de primeira qualidade e comum. Veja a seguir:
Foto: Atlas - stock.adobe.com/Adobe stock
A manteiga extra precisa ter ao menos 82% de gordura, enquanto a de primeira qualidade tem cerca de 80%. A manteiga comum também tem 80% de gordura, mas pode ser feita a partir do soro de queijo e conter até 18% de umidade.
Foto: New Africa/ Adobe Stoc
A manteiga é muito usada na panificação, especialmente em massas folhadas, base para croissants e pães doces. Quanto maior o teor de gordura, mais crocante e saborosa a massa folhada fica.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Em busca de descobrir a melhor manteiga extra sem sal disponível no mercado, Paladar realizou um teste às cegas com um time de jurados especialistas, que avaliaram 14 marcas. As amostras de manteiga foram avaliadas a partir de quatro critérios: aparência, textura, aroma e sabor. Confira as três melhores:
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
A marca que conquistou medalha de bronze no teste às cegas apresentou uma manteiga de coloração esbranquiçada e um delicado aroma de lácteos, que se estende ao sabor. Poderia apenas ser um pouco mais cremosa, de acordo com os jurados.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
A manteiga Président conquistou medalha de prata. À base de creme de leite pasteurizado e fermentos lácticos, o produto mostrou uma textura sedosa, aroma delicado e sabor agradável.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
A manteiga sem sal da marca conquistou medalha de ouro no teste às cegas. Feita com creme de leite pasteurizado e fermentos lácteos, ela apresentou coloração amarelo palha, textura sedosa e um agradável aroma de leite. Na boca, predomina o sabor delicado e a untuosidade.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e, com a ajuda de especialistas, define um ranking com as melhores escolhas.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Descubra o segredo para preparar a manteiga caseira perfeita, com poucos ingredientes e sem dificuldade.
Beatriz Castro - Radar