Foto: Paweł Kacperek/ Adobe Stock
Além de descobrir detalhes sobre o assunto, veja também receitas que levam o alimento como protagonista
Foto: maríamarmar/Adobe Stock
São muitas as combinações possíveis com arroz, o que o torna um dos preferidos para a culinária do dia a dia. Durante o preparo, no entanto, uma dúvida pode surgir: é preciso lavar o arroz antes do cozimento?
Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com
Para responder a essa pergunta, Paladar reuniu a opinião de alguns chefs sobre o assunto. Confira a seguir:
Foto: Alex Silva/Estadão
Em unanimidade, os chefs responderam que não há nada de errado em não lavar o arroz encontrado nos mercados, já que, hoje, os procedimentos para que o alimento chegue até as prateleiras são eficazes e descartam essa prática.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
No entanto, em alguns preparos, vale lavar o arroz, facilitando o passo a passo de uma receita. O chef Rodrigo Satoru, para fazer o shiro gohan (um arroz japonês), indica passar o alimento na água.
Foto: Goffkein - stock.adobe.com/Adobe st
Já para o shari, por exemplo, ele não considera fazer o mesmo. A chef Ana Cremonezi também não vê necessidade em lavar o arroz de um risoto, já que a receita precisa do amido para ajudar a garantir consistência.
Foto: New Africa - stock.adobe.com/Adobe stock
Agora que você entendeu que, no geral, o arroz não precisa ser lavado -mas sim, essa prática é bem-vinda para poucas receitas-, teste em casa receitas com arroz. Veja duas a seguir:
Foto: ALEX SILVA
Essa receita fácil é uma uma combinação saborosa, saudável e diferente para incluir na alimentação.
Foto: Fabio - stock.adobe.com/Adobe stock
Essa receita simples precisa de poucos ingredientes e tem um passo a passo prático, sendo finalizada na AirFryer.
Foto: Nanisimova/ Adobe Stock
A obrigação de lavar o arroz antes do cozimento, por muito tempo, foi um ‘mito culinário’, hoje desmistificado. Quer saber outros mitos dessa área? Confira no link abaixo.
Juliane Moreti - Radar