Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Descubra as diferenças entre as duas receitas, escolha a opção mais saudável e aprenda a prepará-las em casa
Foto: Ana Bacellar
Usadas para comer com pão, biscoito, torrada, torta ou outros acompanhamentos, a geleia e a compota são alimentos pastosos à base de frutas que podem até ter seus nomes confundidos por serem parecidas, mas não são iguais na produção, nem mesmo no resultado.
Foto: Tiago Queiroz
Para se fazer geleia, as frutas são cozidas em água e, depois, a casca e a polpa são removidas da mistura e o que fica recebe adição de pectina, uma fibra solúvel que garante à geleia uma consistência bem firme.
Foto: Felipe Rau/Estadão
A compota, por outro lado, mantém os pedaços de fruta após a cocção, o que muda não apenas a textura da pasta, mas a aparência, que fica mais escura na maioria dos casos, e a consistência, que fica mais leve.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
No que se refere aos valores nutricionais, tanto a geleia quanto a compota apresentam perfis parecidos. Os benefícios dependem muito dos componentes da fruta e ambos devem ser consumidos com moderação por causa do açúcar, mas a compota tende a ser uma opção melhor por conter mais fibras e menos carboidratos.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Fazer compota em casa é, além de simples, uma ótima forma de por em prática a criatividade através de combinações inusitadas. No caderno de receitas do Paladar você encontra várias sugestões para reproduzir em casa, veja no link abaixo.
Foto: Felipe Rau/Estadão
E se a sua preferência ainda for por geleia, o Paladar também oferece sugestões e dicas profissionais para preparar a melhor versão da receita. Clique no link abaixo para saber mais.
Rafaela Beatriz - Radar