Foto: Rafael Salvador
Entenda de vez qual é a grafia correta para se referir a um dos mais populares pratos da culinária japonesa.
Foto: DANIEL TEIXEIRA
Ramen ou lámen - fato é que ambos os nomes se referem ao mesmo prato, muito servido no Japão e que conquistou importante espaço nas casas de culinária japonesa em São Paulo.
Foto: Hihitetlin/Adobe Stock
Segundo o livro Rámen/Lamen (Jo Takahashi, Editora JBC, 2022), a grafia ramen se trata de uma transcrição japonesa do termo lamiàn (拉面, em chinês), mais aproximada à fonética nipônica. Por sua vez, lámen se aproxima mais ao termo originário, e ganhou popularidade no Brasil com as marcas de macarrão instantâneo.
Foto: Hirá
‘Ramen’ é a forma mais utilizada para se referir ao prato mundo afora, mas é comum encontrar lámen ou até mesmo lamen, sem acento, nos endereços que o servem pelo Brasil.
Foto: DANIEL TEIXEIRA
A estrutura geral do ramen conta com 5 elementos: macarrão, dashi (o caldo-base), toppings, temperos e algum tipo de gordura (óleo de gergelim, manteiga, entre outras). Na prática, esses elementos podem ser modificados e/ou trocados de acordo com a criatividade e intenção de quem serve.
Foto: Patrícia Ferraz/Estadão
Convidamos chefs amantes do prato para indicar quais são os melhores ramens de São Paulo, em uma lista que conta com endereços de diferentes regiões.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Conheça a um pouco da trajetória de Simone Xirata, uma das ‘sacerdotisas do ramen’ em São Paulo.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Também pedimos a renomados chefs que nos indicassem os melhores endereços de culinária japonesa em São Paulo.
Luigi Di Fiore