Foto: happy_lark/Adobe Stock
Uma das sementes queridinhas das dietas saudáveis, a chia pode compor diferentes tipos de receita
Foto: mira_y/Adobe Stock
A semente da chia concentra diversos compostos protetores. Mas o maior destaque é a presença de ômega-3 em sua composição, que contribui com efeitos anti-inflamatórios e protetores às artérias, ajudando a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Felipe Rau/AE
Após adquirir as sementes em mercados ou casas de protudos naturais, o ideal é guardar os grãozinhos em recipientes bem tampados e em locais escuros para garantir que todas as suas propriedades se mantenham.
Foto: Werther Santana | Estadão
Muito versátil na cozinha, uma das melhores formas de consumir a semente é hidratada em água, leite, e outras bebidas. Quando é feita dessa maneira, ela ganha uma consistência gelatinosa e ainda favorece a microbiota intestinal.
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
Quando hidratada, a semente de chia entra em receitas de pudim e preparações veganas, tomando o lugar do ovo. Veja algumas sugestões de receitas simples:
Foto: Olhos em Foco
Com muita versatilidade e leveza, o pudim de chia com aveia, frutas vermelhas e mel, é um preparo muito fácil e delicioso, perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde.
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
Esse suco de abacaxi com couve, chia, gengibre e hortelã, é para quem gosta de um toque refrescante e gostoso, mas procura manter uma alimentação saudável.
Foto: Lucas Alves Deienno/Divulgaç
Uma opção saudável, rápida e deliciosa, essa receita fácil é super nutritiva. Ela combina sementes de chia com linhaça, iogurte natural desnatado e as frutas que você quiser.
Foto: Lisa870/ Adobe Stock
Aprenda tudo sobre sementes de abóbora e como consumi-las com dicas de especialista.
Beatriz Castro - Radar