Foto: cabuscaa - stock.adobe.com/Adobe stock
A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (PANC) muito conhecida pela versatilidade na cozinha e benefícios que oferece para o corpo.
Foto: Jobz fotografia - stock.adobe.com/Adobe st
Uma das plantas mais nutritivas que existem, a ora-pro-nóbis é rica em ferro, fibras, cálcio, zinco e magnésio. Ela também apresenta provitamina A, vitamina C e vitamina B9. Além disso, é uma ótima fonte de proteínas, como destaca a matéria de Juliana Carreiro ao E+, do Estadão.
Foto: Adobe Stock
Para aproveitar os benefícios, um adulto deve consumir 10 folhas frescas de ora-pro-nóbis por dia, cerca de 15 gramas.
Foto: Nahhan/Adobe Stock
Já crianças ou adolescentes de até 35 kg devem consumir no máximo 5 folhas, o que equivale a 7,5 gramas.
Foto: Jorge F. Filho / Adobe Stock
Apenas as folhas de flor laranja podem ser consumidas in natura. Enquanto isso, a rosa e branca devem ser branqueadas antes de qualquer preparo.
Foto: Adobe Stock
Agora que você já sabe as quantidades ideais para consumir ora-pro-nóbis durante a rotina, confira a seguir algumas sugestões de receitas para fazer em casa.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Essa receita fácil é especial, pois além da abóbora, leva ora-pro-nóbis entre os ingredientes, enriquecendo ainda mais o prato.
Foto: Tadeu Brunelli|Estadão
O angu é um prato tradicional brasileiro e pode ficar ainda melhor acompanhado de um creme de ora-pro-nóbis.
Foto: Bruno Geraldini
Essa salada, feita à base de PANCs, castanha-do-pará e gorgonzola, é extremamente saborosa e ainda leva vinagre de jabuticaba.
Foto: Bowonpat/ Adobe Stock
Rica em vitaminas, minerais e fibras, a ora-pro-nóbis pode ser mais benéfica do que outras hortaliças. Veja mais detalhes e saiba outras formas de incluir a PANC na alimentação.
Beatriz Castro - Radar