Foto: Guilherme Nóbrega

Paladar

Você conhece a história por trás da pizza mais cara de São Paulo?

Nos anos 1960, surgiu a pizza mais cara de São Paulo. Antonio Macedo, pizzaiolo da Pizzaria Camelo desde 1963, lembra que a fama começou quando Delfim Netto, então ministro da fazenda, pedia sempre a pizza de camarão na Pizzaria Camelo, na Alameda Pamplona.

Saiba mais

Foto: Arthur Hidden/ Adobe Stock

A pizza

A pizza ganhou ainda mais fama quando o jornalista Sílvio Lancellotti começou a pedir a mesma pizza em uma versão com cebolinha picada. Feita com molho de tomate italiano, camarões e azeitonas verdes sem caroço, podendo ou não levar mozarela ralada por cima.

Foto: Jirsak/ Adoobe Stock

Afinal, quanto custa?

A pizza tem história e é feita com ingredientes de qualidade, como 600 g de camarão GG e azeitonas verdes sem caroço, o que explica seu preço. Quando foi criada, a pizza era vendida em cruzeiro novo, hoje ela custa R$ 263.

Foto: Guilherme Nóbrega

A queridinha da Pamplona

Em número de pedidos, as clássicas calabresa, mozarela e portuguesa são as que vendem mais. A pizza de camarão pode não ser a campeã de vendas, mas é a queridinha da Pamplona e “a que meu avô sempre pedia”, conta Guilherme Nóbrega, sócio da pizzaria familiar que tem mais 7 unidades em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e outra em Orlando .

Foto: Alex Silva|Estadão

Além da pizza

Na Pizzaria Camelo, embora o carro-chefe seja a pizza, o restaurante também oferece diversas opções de pratos, com destaque para o famoso estrogonofe. Confira.

Saiba mais

Foto: Codo Meletti/Estadão

Veja mais: 10 melhores pizzas de mussarela de São Paulo

Convidamos 6 especialistas para elegerem as melhores pizzas da cidade. Veja o ranking final das 10 melhores pizzas de mussarela em São Paulo.

Leia mais

Reportagem

Fernanda Meneguetti

Produção

Beatriz Yamamoto