Foto: Daniel Vincek/Adobe Stock
As tábuas de queijo são ótimas opções para servir nas festas de fim de ano e abrir o apetite dos convidados, mas é preciso prestar atenção nos tipos de queijos escolhidos.
Foto: George Dolgikh/Adobe Stock
Abra a sessão de queijos com o mais forte, pois isso causa aquela primeira impressão poderosa de intensidade.
Foto: Tatiana Pormann/Divulgação
Apesar de abrir os trabalhos com queijos mais intensos, lembre-se de incluir um com sabor mais leve, porque as papilas ficam saturadas mais rápido - brie ou camembert mais jovem são boas opções.
Foto: katrinshine/Adobe Stock
Os mais suaves podem vir no final, antes ou junto da sobremesa, e vão cumprir um papel de aliviar e confortar o paladar depois dos excessos.
Foto: Tiago Queiroz
O mais legal da tábua de queijos é a diversidade de sabores. Portanto, explore texturas e sirva famílias diferentes de queijo. Veja algumas opções a seguir:
Foto: monticellllo - stock.adobe.com
Você pode começar com os queijos duros e bem curados, seguindo para os azuis mais firmes ou de textura cremosa. Depois, adicione a tábua queijos moles avermelhados com cheiros intensos e casca pegajosa. Por fim, as bolinhas de boursin ou uma burrata são boas escolhas.
Foto: Débora Pereira/Revista Profissão Queijeira
Todo queijo é uma estrela, mas um acompanhamento nunca é demais. Pães são coringas e uma simples baguete pode salvar a noite. Uvas frescas também são perfeitas com queijos fortes. Você ainda pode utilizar geléias de frutas para dar um toque de doçura.
Foto: Africa Studio/Adobe Stock
Escolha vinhos tintos, robustos e frutados para um queijo mais forte. Se estiver muito calor, prefira vinhos brancos, mais leves.
Foto: Jiri Hera/Estadão
Se você quer comprar queijo bom sem gastar muito, precisa conhecer um lugar especial em São Paulo.
Beatriz Castro - Radar