Foto: FELIPE RAU
A chef Janaína Torres é a chef e empresária por trás de renomados endereços gastronômicos de SP, como o Bar Dona Onça, seu primeiro empreendimento, e o premiado restaurante A Casa do Porco.
Foto: ESTADAO / undefined
Janaína Torres (49 anos) nasceu no Brás, bairro da zona central da cidade de São Paulo, região em que a chef viria a desenvolver os seus principais projetos gastronômicos (2008, com a abertura do Bar Dona Onça e 2015, quando abriu A Casa do Porco ao lado do chef Jefferson Rueda).
Foto: FELIPE RAU
Além de ter sido eleita a melhor chef mulher do Planeta em 2023 e 2024, a chef também já foi eleita a melhor chef da América Latina em diversas ocasiões, tendo também A Casa do Porco como restaurante em destaque internacional, como no 50 Best 2023 (12° melhor restaurante do mundo) e Guia Michelin (3x Estrela Verde).
Foto: Mauro Holanda
Janaína Torres receberá o prêmio de melhor chef do mundo na premiação do The World’s 50 Best Restaurants 2024, e a expectativa é que A Casa do Porco figure novamente entre as altas posições no ranking. A cerimônia acontece em Las Vegas, no dia 05/06.
Foto: Mauro Holanda
O bar e restaurante está localizado no histórico Edifício Copan, e serve receitas clássicas, além de versões autorais, de clássicos da gastronomia e coquetelaria de boteco.
Foto: Roberto Seba/Estadão
A chef também é conhecida pelo apelido de Dona Onça - veja a seguir a história por trás.
Foto: Mauro Holanda/ESTADÃO
A Casa do Porco Bar opera no bairro da República, e tem como estrela do seu cardápio as carnes suínas, preparadas de diversas maneiras entre as entradas e pratos principais.
Foto: Tadeu Brunelli, SP|BRASIL
O Lasai, restaurante do Rio de Janeiro, apareceu na 58ª posição do ranking de melhores restaurantes do mundo em 2024. Na edição da América Latina (2023), oito restaurantes brasileiros apareceram entre os 50 melhores: A Casa do Porco, Lasai, Metzi, Oteque, Nelita, Evvai, Maní e Manu.
Foto: Ditte Isager
Segundo o site da organização, 1080 jurados anônimos, entre chefs, críticos e viajantes dedicados à gastronomia se dividem em 27 regiões pelo mundo para experimentar e indicar restaurantes que deveriam figurar no ranking. Cada jurado tem votos limitados, e a equipe de cada região é renovada em pelo menos 25% a cada edição.
Foto: Divulgação
A partir de 2019, os restaurantes que conquistaram a primeira posição do ranking entram no seleto grupo “Best of the Best”, e não são mais elegíveis para participar da avaliação, a fim de promover novas entradas e vencedores.
Foto: Ditte Isager
Fazem parte da lista os seguintes restaurantes: El Bulli, The French Laundry, Noma (foto), The Fat Duck, El Celler de Can Roca, Osteria Franciscana, Eleven Madison Park, Mirazur e Geranium.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
O Brasil foi destaque no mais recente ranking das melhores pizzarias da América Latina.
Luigi Di Fiore