Foto: Jiri Hera/ Adobe Stock
O sal é um amplificador dos sabores. Mesmo assim, ele não é o único responsável por dar sabor à comida. Aprenda como temperar as receitas
Foto: Виталий Борковский/ Adobe Stock
Para ter uma comida saborosa, mas ainda usando pouco sal, o segredo está em caprichar nos outros temperos: ervas - secas ou frescas -, especiarias e pimentas.
Foto: adobe stock
Louro, manjericão, orégano, sálvia, tomilho, alecrim, salsinha e hortelã. Dá para soltar a criatividade e combinar os sabores.
Foto: Paylessimages - stock.adobe.com/Adobe stock
Do lado das especiarias, os exemplos incluem: cúrcuma, páprica, cravo, pimenta-do-reino, noz moscada e tantos outros que entram para potencializar as receitas.
Foto: Leandro Ferretti Fanelli/ Adobe Stock
A variedade de pimentas é infinita. No Brasil, as mais consumidas são: dedo-de-moça, biquinho e malagueta. Cada uma com seu nível de picância.
Foto: Kucherav/ Adobe Stock
A nutricionista Lara Natacci compartilha receita de tempero caseiro. A mistura combina alecrim, orégano, manjericão e sal. Para não abusar do sal e salgar o preparo, a ideia é colocar 10 gramas de sal para cada uma das ervas desidratadas.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Basta bater tudo no liquidificador ou mini-processador. O tempero precisa ser armazenado em um pote com tampa. O prazo de validade costuma ser de 15 a 20 dias.
Foto: homohomozaza - stock.adobe.com/Adobe stock
O tempero combina muito com carnes, peixes, refogados, arroz e feijão. É possível incrementar a base clássica como quiser, a nutricionista recomenda cúrcuma e pimenta.
Vitória Prates - Radar