Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Radar

Quais ervas ou especiarias auxiliam na digestão?

Os temperos naturais são verdadeiros aliados da saúde digestiva e proporcionam alívio e o bom funcionamento do órgão

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO

Como utilizar especiarias?

Com propriedades únicas, ingredientes como o gengibre, cardamomo, funcho, alecrim e menta podem ser usados em receitas variadas na cozinha e ainda proporcionar benefícios para a saúde, como mostra a matéria de Juliana Carreiro, no blog Comida de Verdade, do Estadão.

Saiba mais

Foto: barmalini/ Adobe Stock

Gengibre

O gengibre é uma raiz com diversos benefícios digestivos e também ajuda a combater enjoos e radicais livres e ainda acelera o metabolismo. É muito utilizado na culinária asiática, também pode entrar em sucos e chás e ajudar a temperar aves, peixes e carne de porco.

Veja a receita

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Alecrim

O alecrim é uma erva rica em óleos essenciais com múltiplas funções, incluindo a melhora da digestão. Ao ser usado em pratos como carnes, legumes assados e sopas, ele estimula a produção de sucos gástricos, facilitando o processo digestivo.

Veja a receita

Foto: Dionisvera - stock.adobe.com/Adobe stock

Cardamomo

O cardamomo também é conhecido por auxiliar na digestão e aliviar gases. Suas sementes podem ser usadas em molhos, sopas e vitaminas. Para aproveitar o máximo desses benefícios, você ainda pode preparar um chá.

Veja a receita

Foto: Alex Silva/AE

Funcho

O funcho, ou erva-doce de cabeça, é uma especiaria que contém óleos essenciais eficazes no combate ao acúmulo de gases e na redução de cólicas abdominais. Seu sabor combina muito com peixes, molhos e conservas. Outra opção é o chá, que é muito popular com esse tipo de erva.

Foto: Evelson de Freitas/Estadão

Menta

A menta, conhecida pelo seu frescor, contém mentol, um óleo essencial que aumenta a produção biliar, facilitando a digestão de alimentos gordurosos. Em forma de chá, a menta é uma opção poderosa para o pós-refeição, especialmente após as mais pesadas.

Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

Noz-moscada

A noz-moscada oferece benefícios para quem sofre de desconfortos digestivos, como dores e cólicas abdominais, e pode ser incluída tanto em preparações doces como salgadas.

Veja a receita

Foto: rostovtsevayu/Adobe Stock

Cravo-da-índia

Já o cravo-da-índia possui ação antioxidante e é especialmente eficaz contra gases e desconfortos gástricos, podendo ser usado em chás, caldos e até sobremesas.

Foto: Kucherav/ Adobe Stock

Veja também: quais temperos usar no dia a dia?

Os temperos são ingredientes que dão vida aos pratos. Usados diariamente, esses elementos não só realçam sabores, mas também adicionam complexidade e profundidade nas receitas.

Confira aqui

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais web stories