Foto: Ana Bacellar
A receita da chef Helô Bacellar é prática e com poucos ingredientes para um resultado delicioso.
Foto: Africa Studio - stock.adobe.com
Você vai precisar de ingredientes para fazer duas etapas: pudim e caramelo. Para o pudim, será necessário açúcar e clara em temperatura ambiente. Caramelo precisará de açúcar.
Foto: yta - stock.adobe.com/Adobe st
Aqueça o açúcar em uma panela e movimente a panela de vez em quando. Deixe no fogo até ter um caramelo bem dourado. Despeje o caramelo na forma do pudim e movimente para forrar o fundo e ao menos as laterais da forma até meia altura. Reserve.
Foto: svehlik - stock.adobe.com/Adobe stock
Coloque as claras em uma batedeira em velocidade baixa até espumar bem e esbranquiçar. Sempre batendo e aumentando a velocidade, siga juntando o açúcar de 1/5 em 1/5, só adicionando a parte seguinte quando a anterior estiver totalmente incorporada.
Foto: Tiago Queiroz | Estadão
Continue batendo até obter um merengue bem consistente. Se quiser, junte as raspas de limão ou de laranja. Coloque metade do merengue na forma, alise, junte a outra metade e alise bem. Dê umas batidinhas na forma para ajudar a eliminar as bolhas de ar.
Foto: diproduction - stock.adobe.com/Adobe st
Aqueça o forno a 180ºC e separe a assadeira. Coloque no fundo 2 ou 3 folhas de papel absorvente. Ferva 1,5L de água para banho-maria. Asse o pudim sobre o banho-maria por 8 a 10 minutos até que esteja crescido e dourado. Sem abrir a porta do forno, desligue e mantenha o pudim no forno por 20 minutos.
Foto: Adobe Stock/Africa Studio
Retire do forno e sinta se a forma ainda está quente, pois só assim o caramelo do fundo ainda estará mole e a base do pudim descolará com facilidade. Passe uma faca ao redor do pudim e do cone para ajudar a soltar. Desenforme o pudim quente sobre um prato de bordas altas. Leve o pudim à geladeira por 3 horas antes de servir.
Foto: Tiago Queiroz/AE
Se essa versão é saborosa, a tradicional também não fica atrás! Veja como fazer um clássico das sobremesas:
Julia Burian - Radar