Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Uma das melhores formas de identificar um bom chocolate é através da porcentagem de cacau.
Foto: Leo Martins/Estadao
Ao Paladar, a especialista no assunto, Juliana Aquino, explicou por que a quantidade de cacau é importante no chocolate e qual a porcentagem ideal.
Foto: Leo Martins/Estadao
De acordo com a especialista, quanto maior a porcentagem de cacau, maior a quantidade de triptofano (antidepressivo) e compostos fenólicos (antioxidantes e anti-inflamatórios).
Foto: nerudol - stock.adobe.com/Adobe stock
Assim, a porcentagem ideal para um chocolate ser considerado de qualidade é partir de 56%.
Foto: New Africa/ Adobe Stock
Entre os chocolates mais famosos do mundo estão os suíços e belgas, que levam a fama na hora de classificar os melhores chocolates do mundo. Segundo Juliana, isso acontece porque há leis na Europa que exigem uma porcentagem mínima de 35% de cacau na formulação do chocolate.
Foto: Natasha Breen/Adobe Stock
Já no Brasil, a lei exige que a quantidade mínima seja 25%. Essa é apenas uma das diferenças, mas ilustra a distância de qualidade quando falamos de chocolates industrializados.
Foto: chandlervid85 | Adobe Stock
Vale destacar que apenas quantidade de cacau não é garantia de um bom chocolate. Se a lista de ingredientes apresentar muitos aditivos, conservantes e essências, especialmente de baunilha, a qualidade do produto é comprometida.
Foto: TABA BENEDICTO/ ESTADAO
As principais dicas para você identificar um bom ovo de Páscoa no mercado e levar para casa.
Beatriz Castro - Radar