Foto: Ana Bacellar/Divulgação
A bala de coco fez parte da infância de muitos brasileiros. Hoje não é tão fácil de ser encontrada, mas ela pode ser reproduzida em casa, na versão tradicional ou gelada. Veja o passo a passo.
Foto: Vasiliy/Adobe Stock
1/3 de xícara de água (80 ml), ¼ de xícara de leite de coco (60 ml), 1 e 2/3 de xícara de açúcar (250 g) e 25 g de manteiga para untar. Para finalização gelada, também precisa de 1/3 de xícara de leite de coco, (80 ml), 1/3 de xícara de coco ralado grosso, fresco de preferência (40 g).
Foto: antoniotruzzi - stock.adobe.com/Adobe st
O mise en place e a organização são essenciais nessa receita. Comece separando uma panela média de fundo grosso, 3 colheres de chá, um prato de sobremesa e 3 tigelas com água gelada até metade.
Foto: ffolas - stock.adobe.com/Adobe stock
Misture a água, o leite de coco e o açúcar com um batedor de arame por uns 5 minutos, até o açúcar dissolver totalmente e conseguir uma mistura cremosa.
Foto: Landrausch/Adobe Stock
Leve a calda para fogo baixo, sem mexer, e deixe cozinhar por 15 minutos, até atingir o ponto de bala. Dica do ponto: calda grossa, brilhante e com bolhas em toda a superfície. Enquanto isso, unte uma bancada, as mãos e uma tesoura grande e afiada com manteiga.
Foto: Jenny/Adobe Stock
Para testar se a calda está no ponto certo, pegue uma colher de chá da calda e despeje na tigela com água gelada. Mergulhe a ponta dos dedos na água e tente juntar a calda para conseguir uma bolinha firme.
Foto: annapustynnikova - stock.adobe.com/Adobe st
Retire a bolinha da água e jogue com força no prato. Se a bolinha estiver dura e no ponto certo, ela cairá no prato fazendo o barulho de vidro. Se ainda não estiver no ponto, só deixar a calda no fogo por mais um minuto e fazer o teste novamente.
Foto: Ana Bacellar/Divulgação
A parte mais difícil da receita está em como modelar a bala. Para aprender como e outras dicas para acertar no preparo, veja o texto abaixo.
Vitória Prates - Radar