Foto: pedro - stock.adobe.com/Adobe st
A coxinha se tornou uma ‘figura’ tradicional da gastronomia brasileira, justamente por ter uma ótima combinação de sabores. Além de encontrar em bares e restaurantes, você pode fazer o petisco em casa por meio de uma receita fácil.
Foto: darkkong - stock.adobe.com/Adobe stock
O preparo tem três etapas: massa, recheio e fritura. A massa leva água, caldo de galinha, tempero para aves, sal, óleo e farinha. O recheio precisa de peito de frango, óleo, alho triturado, cebola triturada, colorau, orégano, molho de tomate e sal. Por fim, para a fritura, use água, sal, farinha de trigo e farinha de rosca.
Foto: juraj - stock.adobe.com/Adobe st
Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha, o tempero para aves, o sal e o óleo. Depois, ligue o fogo e, quando levantar fervura, coloque toda a farinha, abaixando o fogo e mexendo até incorporar.
Foto: Adobe Stock/ shapovalphoto
Deixe cozinhar por 10 minutos, sempre mexendo para não grudar e queimar no fundo da panela. Depois de cozida, vire a massa na mesa e sove para encorpá-la. Por fim, deixe esfriar para modelar as coxinhas.
Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com/Adobe s
Em uma panela, aqueça o óleo. Em seguida, frite o alho e a cebola até murchar. Vai adicionando a cebola, o colorau, o orégano, o molho de tomate e o frango desfiado. Depois, misture no fogo baixo e adicione mais sal, se necessário. Por fim, recheie a massa com o frango e enrole em formato de coxinha.
Foto: WS Studio - stock.adobe.com/ Adobe stock
Em um recipiente, coloque a água com o sal e a farinha de trigo, mexendo bem. Em outro recipiente, coloque a farinha de rosca. Depois, passe as coxinhas na água e, em seguida, na farinha de rosca. Por fim, frite-as.
Foto: Adobe Stock/ paulovilela
Caso você não queira fazer coxinhas em casa, ainda tem outra forma de aproveitar o quitute clássico. Em São Paulo, há diversos lugares que oferecem boas versões do petisco.
Julia Burian - Radar