Foto: DANIEL TEIXEIRA
Aprenda como fazer dadinho de tapioca com as dicas do chef Rodrigo Oliveira, que inventou a receita.
Foto: ESTADAO CONTEUDO / ESTADAO CONTEUDO
Veja a seguir quais são os segredos do chef para fazer esse quitute que conquistou os bares e restaurantes de todo o Brasil.
Foto: Adeus Buhai/Adobe Stock
1 litro de leite integral, 500 g de tapioca granulada, 750 g de queijo coalho ralado, sal a pimenta-do-reino branca a gosto.
Foto: Timmary/Adobe Stock
Molhe com um pouco de água uma travessa retangular e cubra com filme plástico para ficar mais fácil de desenformar a massa.
Foto: Inna Dodor/Adobe Stock
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver.
Foto: jobi_pro/Adobe Stock
Em outro recipiente, misture a tapioca granulada, o queijo coalho, a pimenta e o sal. Quando o leite levantar fervura, desligue o fogo e junte-o a mistura de tapioca e queijo. Mexa bem até que a tapioca esteja hidratada.
Foto: Maruta Dmitri/Adobe Stock
Despeje a massa para a travessa retangular, espalhe com ajuda de uma espátula, cubra com filme plástico e deixe esfriar. Leve à geladeira e deixe esfriar até que esteja firme.
Foto: Ricardo D’Angelo
Retire da travessa e com uma faca afiada corte em cubos e frite em imersão no óleo a 170ºC, até ficarem bem dourados e crocantes.
Foto: null
Agora é só servir os seus dadinhos de tapioca. O acompanhamento clássico é a geleia de pimenta, que você pode conferir a receita no link abaixo.
Foto: Daniel Teixeira | Estadão
O petisco surgiu 2004 por acidente na cozinha do Mocotó. Distraído, o chef deixou a mistura de queijo minas, ovos, tapioca, leite e manteiga endurecer, e, para não desperdiçar os ingredientes, resolveu cortar a massa em cubos e fritar em óleo quente.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A obra do acaso se tornou um grande sucesso e passou a ser reproduzida em vários estabelecimentos ao redor do país depois de receber alguns ajustes.
Luigi Di Fiore