Foto: Ivanna Pavliuk/ Adobe Stock
A torta de cereja é aquele doce que rouba a cena no Natal. Bonita, deliciosa e com um toque clássico, ela é perfeita para deixar a ceia ainda mais especial.
Foto: SJ Travel Footage/AdobeStock
Massa: 270 g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 180 g de manteiga gelada, cortada em pedaços e 100 ml de água gelada. Recheio: 1 kg de cerejas sem caroço e congeladas, 840 ml de suco de cereja, 57 g de amido de milho, 114 g de açúcar cristal, 1 colher (chá) de sal, 60 ml de suco de limão e 40 ml de egg wash (1 ovo batido em 50 ml de leite).
Foto: rocklights/ Adobe Stock
Misture a farinha e o sal, incorporando a manteiga com a ponta dos dedos até formar uma textura de farofa grossa.
Foto: maki/ Adobe Stock
Adicione a água de uma vez e misture até obter uma massa uniforme e úmida. Em seguida molde a massa em um retângulo, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.
Foto: Андрей Журавлев - stock.adobe.com/Adobe stock
Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada. Forre 2/3 da massa em uma assadeira, faça furos com um garfo e asse por 20 minutos. Reserve e guarde o restante da massa para cobrir a torta.
Foto: Aperture Sound/ Adobe Stock
Para o recheio descongele as cerejas em uma peneira sobre uma tigela, reservando o suco. Misture 120 ml do suco com o amido até dissolver e reserve.
Foto: oleg Doroshenko/ Adobe Stock
Ferva o restante do suco com açúcar e sal até dissolver. Acrescente a mistura de suco com amido ao suco quente, mexendo sempre, e cozinhe por 1 minuto até clarear.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Adicione as cerejas e o suco de limão, coloque o recheio na massa, cubra com a massa restante, sele as bordas e pincele com egg wash. Asse a 230°C por 40 minutos, até dourar e o recheio borbulhar.
Foto: Felipe Rau/Estadão
A rabanada de panetone é uma maneira deliciosa de unir duas tradições natalinas em uma só receita. Simples e irresistível.
Beatriz Yamamoto