Foto: Candice Bell/ Adobe Stock
Perfeito para acompanhar a macarronada, o molho à bolonhesa é aquela receita coringa que deixa a refeição completa
Foto: Dušan Zidar/ Adobe Stoc
Você vai precisar de chá de óleo de milho, azeite de oliva, toucinho picado (ou panceta), cenoura picadinha, salsão picado, cebola, patinho moído, carne de frango moída, carne de porco magra e picada, vinho tinto seco, farinha de trigo, tomate sem pele e semente, cebola com cravos fincados, folhas de louro, alho, caldo de carne, sal, pimenta-do-reino e noz moscada.
Foto: FELIPE RAU
Escolha uma panela bem grande e coloque o toucinho, refogando até ele dissolver quase toda a sua gordura. Acrescente o azeite de oliva e o óleo de milho. Frite rapidamente os três vegetais: cebola, salsão e cenoura.
Foto: karepa - stock.adobe.com/Adobe st
A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Em seguida, acrescente as três carnes e frite muito bem. As carnes devem ficar bem passadas. Junte o vinho tinto e deixe cozinhar até evaporar quase todo o líquido. Adicione os tomates, a pitada de farinha de trigo, as folhas de louro, a cebola espetada com os cravos e os dentes de alho.
Foto: juraj - stock.adobe.com/Adobe st
Cubra com o caldo de carne e cozinhe durante umas quatro horas no fogo super fraco. A superfície do líquido deve apenas tremer ligeiramente e não ferver. Vigie a panela. Se o líquido secar demais, coloque mais caldo.
Foto: Adobe Stock
O molho vai estar pronto quando as carnes estiverem macias e separadas das gorduras. Retire do fogo, descarte os dentes de alho e a cebola com os cravos. Deixe para salgar apenas quando for utilizar o molho.
Foto: Anna_Anny - stock.adobe.com/Adobe stock
Agora que você tem o molho, o que acha de preparar uma fácil de macarrão com esse acompanhamento de muito sabor?
Julia Burian - Radar