Foto: Alex Silva
Sem leite condensado, essa receita da Chef Helô Bacellar de olho de sogra é o doce perfeito para diversificar na cozinha.
Foto: MCarmen/Adobe Stock
Você vai precisar de água, açúcar, baunilha, gemas, coco fresco ralado (pode ser coco úmido desidratado), ameixas secas pequenas sem caroço (macias), açúcar cristal para enrolar os docinhos e manteiga (ou óleo).
Foto: nadyanadal - stock.adobe.com/Adobe st
Em uma panela pequena, misture a água, o açúcar e a baunilha até dissolver. Depois aqueça e deixe ferver por uns 2 minutos, até surgirem bolhas grandes e brilhantes. Retire a panela do fogo e deixe amornar por uns 10 minutos.
Foto: svehlik - stock.adobe.com/Adobe stock
Junte as gemas, o coco e a baunilha e volte para o fogo. Sempre mexendo, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, até a cocada encorpar, brilhar e descolar do fundo da panela, deixando uma nata rendada na base. Tenha cuidado, pois quando o doce começa a ferver, ele espirra e pode queimar, pois fica muito quente.
Foto: Adobe Stock
Passe a cocada para um pote pequeno untado com manteiga, cubra com filme plástico e deixe por pelo menos 3 horas fora da geladeira para esfriar e firmar antes de enrolar. Para modelar, unte as mãos com um pouco de manteiga.
Foto: Wakko - stock.adobe.com/Adobe st
Pegue uma porção pequena de cocada (no máximo ½ colher de chá) e enrole bolinhas. Com uma faca pequena ou com uma tesoura, faça um corte raso num dos lados da ameixa e afaste as laterais para conseguir uma cavidade.
Foto: Tetiana Liubarska/ Adobe Stock
Coloque uma bolinha na cavidade de cada ameixa e, com cuidado, encoste a parte com a cocada no açúcar cristal. Finalize colocando os doces nas forminhas e guarde num pote fechado em temperatura ambiente por até 3 dias, depois disso o olho-de-sogra começa a ressecar.
Foto: Codo Meletti|Estadão
Quer aproveitar a ameixa para uma iguaria mais requintada? Essa versão assada no queijo e mel promete te deixar com água na boca.
Julia Burian - Radar