Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Estado investe em enoturismo com vinícolas que prometem experiências únicas aos visitantes
Foto: petrrgoskov/Adobe Stock
A produção de vinho em São Paulo está em alta, e a nova rota do vinho promete atrair muitos turistas. Em 2023, o enoturismo movimentou US$ 85,1 bilhões, segundo a Future Market Insights Global.
Foto: Africa Studio/Adobe Stock
A rota do vinho inclui regiões como Espírito Santo do Pinhal, São Roque, Louveira, São Bento do Sapucaí e Ituverava, com vinícolas que proporcionam experiências memoráveis aos visitantes. Confira a seguir:
Foto: Tiago Queiroz
Localizada em Espírito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, a vinícola oferece um ambiente inspirado na Toscana. Focada no enoturismo, ampliou sua capacidade para 300 visitantes, oferecendo experiências que vão desde menus harmonizados e degustações no wine bar até cavalgadas e visitas guiadas pelos vinhedos e instalações.
Foto: hitdelight/Adobe Stock
A vinícola em São Bento do Sapucaí, com 90 hectares, atrai cerca de 55 mil turistas anualmente. Oferece tours pelos vinhedos, explicações sobre a produção de vinhos, degustações guiadas, piqueniques, e alta gastronomia com um menu de seis tempos em seu restaurante.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Localizada em Ituverava, no interior de São Paulo, a vinícola Marchese di Ivrea proporciona aos visitantes um tour completo pelos vinhedos, fábrica e destilaria. Após o passeio, há uma degustação harmonizada dos vinhos, seguida por um almoço tradicional da Toscana, com destaque para a Bistecca alla Fiorentina.
Beatriz Castro - Radar