Foto: Olga Kriger - stock.adobe.com/Adobe sock
Ao contrário do que muitos pensam, algumas comidas que são automaticamente associadas à culinária de alguns países, na verdade não passam de “estrangeiros naturalizados”, como é o caso do croissant que, por incrível que pareça, não nasceu na França. Venha descobrir de onde são alguns dos pratos mais famosos do mundo.
Foto: Anna - stock.adobe.com/Adobe st
De acordo com relatos históricos, o croissant surgiu na Áustria. O que fez um dos pãezinhos mais amados do mundo chegar à França foram as relações culturais e comerciais entre os países. Chegando no novo país, a iguaria ganhou uma massa mais leve e folhada.
Foto: Roberto Seba|Estadão
Segundo historiadores, o sushi surgiu na China, como uma técnica de conservação de peixe em arroz fermentado chamada narezushi, deixando o peixe com um gosto ácido e salgado.
Foto: HENRIQUE_PERON_FOTOGRAFIA
De acordo com o professor Beto Almeida, da Anhembi Morumbi, a origem do macarrão não é uma certeza, mas tudo indica que a China já o consumia há mais de 4 mil anos quando foi trazido por Marco Polo para a Itália, no século XIII.
Foto: AE / AE
O pudim de leite é uma das sobremesas mais amadas do Brasil, mas na verdade, ela tem origem romana. O leite, ovos e mel serviam para fazer um doce conhecido como ‘Melca’ e se tornou o que conhecemos hoje, quando a receita foi, digamos, “aperfeiçoada” pelos portugueses.
Foto: AE / AE
Para o professor Almeida, esse doce que leva biscoitos de amido de milho e recheado com doce de leite não seria da Argentina e sim da Espanha que faz algo parecido, mas com massa de amêndoas, açúcar e mel.
Foto: FELIPE RAU/ESTADAO
Mesmo que o croissant não seja da França, ele continua sendo uma igauria muito gostosa. Confira essa receita fácil de croissant recheado com creme de amendoim e pé de moleque triturado da chef Claudia Rezende.
Gabriel Salim