Foto: Iullia Timofeeva/ Adobe Stock7
O queijista e proprietário da Galeria do Queijo Falco Bonfadini explica as diferenças entre queijo minas e queijo frescal. Entenda.
Foto: jantima - stock.adobe.com
Esse tipo de queijo é aquele com aparência de bem fresco, branquinho e com sabor leve na boca, parecido com o gosto do leite. Ele não tem casca e sua parte interna deve ser lisa ou com poucos furinhos.
Foto: Flavia Novais/AdobeStock
A explicação é simples: o queijo minas é só em Minas! Quando a origem do queijo frescal é em Minas Gerais, ele recebe esse nome. Logo, apesar de serem queijos tecnicamente iguais, há uma relação cultural estreita com o queijo.
Foto: Milton Buzon/AdobeStock
Além do queijo minas frescal, existe o queijo minas padrão, de textura macia, sabor suave, coloração amarelo-palha, sem casca e com baixo tempo de maturação, e o meia-cura, que é um queijo que está no meio do caminho entre ser fresco e muito maturado.
Foto: Olga Kriger/AdobeStock
Em questão de sabor, Falco afirma que o mais parecido seria o queijo strachino, que também é fresco e é feito com leite de vaca, mas queijos frescos com leites de outros animais (ovelha, búfala, cabra) também são boas opções.
Foto: Odu Mazza/AdobeStock
Na hora de escolher um queijo frescal, atente-se à data de validade e evite queijos com a embalagem estufada. Além disso, muitos furinhos pequenos e bem juntinhos podem ser um sinal de contaminação.
Foto: Flavia Novais/AdobeStock
Entenda por que o queijo minas pode ser um aliado na dieta com dicas de uma nutricionista que também é especialista em queijos.
Giulia Howard