Foto: Adobe Stock
A bebida fermentada é saborosa, fácil de fazer e é perferita como parte de uma alimentação saudável
Foto: Adobe Stock
Kombucha é uma bebida de origem asiática fermentada por uma cultura de leveduras e bactérias, resultando em um líquido gasoso, ácido, levemente adocicado e não-alcoólico, semelhante ao refrigerante - só que mais saudável por não ser ultraprocessada.
Foto: Neide Rigo|Estadão
O sistema simbiótico que produz a kombucha leva o nome de Scoby (uma sigla para Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast) e pode até parecer um tanto esquisito, mas é um processo semelhante ao levain do pão, e seu consumo é saudável.
Foto: Sergio Castro/Estadão
Existem versões prontas da bebida disponíveis em algumas redes de supermercado e lojas especializadas, mas é possível fazê-la do zero em casa, basta ter uma amostra de Scoby em mãos.
Foto: Amanda Perobelli/Estadão
A bebida pode ser feita com as folhas ou sachês de chá de sua preferência. Se a opção for folhas, é só despejar a água já fervida sobre elas, mas se for saquinhos, basta colocá-los na panela com o fogo desligado.
Foto: Sergio Castro/Estadão
Tendo deixado o chá descansar tampado, coe e transfira para uma jarra de vidro com boca larga para esfriar. Em seguida, adicione a colônia e tampe com um pano de algodão ou guardanapo de papel.
Foto: Sergio Castro/Estadão
Depois desses passos, a kombucha precisa de tempo para fermentar, e só estará pronta quando o equilíbrio entre o dulçor e a acidez estiverem agradáveis a quem vai consumir. Esse processo pode levar dias, mas o resultado é fantástico e os benefícios da Kombucha como parte de uma alimentação saudável são inúmeros.
Rafaela Beatriz