Foto: Tiago Queiroz
Presença cativa nas mesas de fim de ano, os assados como pernil suíno podem render novas receitas
Foto: Tiago Queiroz
O Natal é a oportunidade de reunir a família e os amigos em torno de uma mesa farta. No entanto, o que não pode ter vez nas ceias de Natal é o desperdício.
Foto: Mário Rodrigues/Divulgação
Pensando nisso, Paladar pediu algumas dicas para chefs e professores de gastronomia de como aproveitar as sobras das ceias de fim de ano. Confira:
Foto: hedgehog94 - stock.adobe.com/Adobe st
Depois de desfiadas ou fatiadas, as carnes podem ser porcionadas e congeladas para serem utilizadas em outras receitas.
Foto: Patrícia Ferraz/Estadão
O chef consultor Thiago Cerqueira, do restaurante The Fresh Goodies, ainda sugere incorporar o molho do assado nas carnes desfiadas para elas não ficarem ressecadas.
Foto: daniel teixeira
Uma forma simples de aproveitar as sobras de pernil, por exemplo, é no recheio de lanches. Mas você também pode utilizar as carnes no preparo de outras receitas fáceis, como o prosaico escondidinho.
Foto: Manuela Ventura/ Divulgação
Para isso, prepare um refogado com cebola, alho, tomate, salsinha e acrescente a carne. Depois, é só colocar esse recheio em um refratário, cobrir com um purê, que pode ser de batata, mandioquinha ou mandioca, finalizar com um queijo de sua preferência e levar ao forno.
Foto: Marcelo - stock.adobe.com/Adobe stock
Dependendo da farofa que foi servida na ceia, você pode jogar por cima do escondidinho para trazer textura.
Foto: HLPhoto - stock.adobe.com/Adobe stock
Nessa receita de escondidinho, a carne seca é o recheio e a mandioca serve como base para o purê. Além disso, o prato também é gratinado no queijo, o que dá mais cremosidade.
Beatriz Castro - Radar