Foto: Neide Rigo/Estadão
Aprenda a utilizar o alimento na cozinha, os cuidados essenciais, variedades mais comuns, onde comprar e outras dicas
Foto: Maule/ Adobe Stock
A chaya é um superalimento pouco conhecido, mas que concentra alto valor nutricional, além de adicionar mais sabor e textura aos pratos.
Foto: AE / AE
Trata-se de uma planta arbustiva, originária da região maia da Guatemala, no México. Suas folhas são formada por lóbulos com pecíolos carnosos.
Foto: Neide Rigo/Estadão
A chaya contempla variedades que se diferem quanto a altura, pecíolos e folhas. Algumas são mais comuns, como a Picuda, com folhas serrilhadas, e a Estrela, que cresce até seis metros de altura e tem pecíolos longos.
Foto: Pannarai/ Adobe Stock
A chaya é rica em carboidratos, proteínas, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis, um combo de alto valor nutricional. Esses efeitos positivos funcionam aliados a uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis.
Foto: Adobe Stock
Comparada com a ora-pro-nóbis em relação ao valor proteico em uma mesma medida, a chaya pode oferecer 32,8 gramas, enquanto a PANC alcança cerca de 20 gramas.
Foto: Kukota Ekaterina/ Adobe Stock
Devido ao teor regular de glicosídeo, é preciso que a chaya passe pelo processo de cocção antes de ser consumida, onde 20 minutos é o suficiente.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
A chaya é encontrada principalmente em feira de produtores. Caso prefira, você também pode plantar em casa, e com um cuidado de qualidade, o crescimento é rápido.
Foto: Adobe Stock/ Topfotolia
Na cozinha, a chaya oferece um sabor próximo ao da couve e do espinafre. Ela pode integrar bebidas, sopas, empanadas, arrozes e ensopados. Que tal colocar em prática?
Foto: Neide Rigo/Estadão
Nessa receita fácil, a chaya é usada para enriquecer a massa das empanadas, adicionando um sabor especial.
Foto: madiwaso - stock.adobe.com/Adobe st
A linhaça é outro superalimento que se destaca pelo alto valor nutricional e versatilidade na cozinha. Veja no link abaixo tudo sobre essa semente.
Juliane Moreti - Radar