Foto: grinny/Adobe Stock
A tâmara, tradicional no Natal, é saborosa, rica em benefícios e pode fazer parte da dieta diária
Foto: Maria/Adobe Stock
Rica em fibras, essa fruta seca ajuda na digestão e no controle de peso. Além disso, ela fornece potássio e magnésio, que são essenciais para a saúde do coração e dos ossos. Possui antioxidantes como flavonóides e carotenóides, que protegem as células do corpo contra danos.
Foto: Igor Normann/Adobe Stock
A quantidade certa de frutas secas por dia vai depender das necessidades de cada pessoa. Mas, no caso das tâmaras, uma porção diária pode ser, por exemplo, 2 tâmaras.
Foto: DC Studio/ Adobe Stock
Vale destacar que embora as frutas se tornem protagonistas no Natal, elas não precisam ficar restritas a essa temporada. Na cozinha, elas trazem sabor, textura e até um toque de sofisticação, além de ajudar a adoçar receitas sem açúcar.
Foto: Adobe Stock
A tâmara, em especial, é bastante doce e pegajosa, muito consumida em lanches, misturada a iogurtes ou usada em receitas doces como bolos e barrinhas energéticas. Confira algumas sugestões de receitas com tâmara:
Foto: Isadora Silveira
Essa receita simples é uma espécie de sobremesa saudável que une o sabor doce da tâmara com chocolate, pasta de amêndoas e flor de sal.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Uma opção diferente de salada, essa receita traz cremosidade com a rúcula, queijo stracciatella, tomates, bacon e tâmaras.
Foto: Dani Luci/Divulgação
Essa entradinha é perfeita para o Natal e super fácil de fazer. Com apenas oito passos, o cilindro de queijo de cabra e frutas secas é ideal para enfeitar a ceia e forrar o estômago antes do prato principal.
Foto: Nulekkk/Adobe Stock
Além de marcar presença na ceia de Natal, essa frutinha é rica em benefícios.
Beatriz Castro - Radar