Foto: BrewDog Bar / Divulgação
Saiba quais são os cinco destaques do ranking
Foto: Werther Santana/Estadão
O queijo, feito a partir do leite, é consumido há séculos. Saboroso e versátil, pode acompanhar diversas receitas e possui mais de 2.000 versões no mundo todo.
Foto: null
Muitos definem o tipo de queijo pelo modo de fabricação, presença ou ausência de mofo, tempo de cura, quantidade de gordura e origem. No TasteAtlas, os queijos italianos ganharam destaque em um ranking. Confira os 5 primeiros colocados a seguir.
Foto: Daniel Teixeira
Essa variedade ficou em 5° lugar. É um queijo que pode ter até três texturas diferentes (lisa, amanteigada ou cremosa) e sabor adocicado ou cítrico. É comum em receitas como tiramisù e cheesecake.
Foto: Niels Andreas/Estadão
Em 4° lugar está o gorgonzola, um queijo de cheiro forte, picância característica e com mofos. É feito com leite de vaca instilado em penicilina para resultar na presença dos mofos, que podem ser verdes ou azuis.
Foto: DANIEL TEIXEIRA
Essa versão entrou em 3° lugar. É um queijo duro, de textura arenosa, feito com leite semidesnatado e cru de vaca. Também é picante, mas sua intensidade varia de acordo com o período de maturação em que foi submetido.
Foto: Gui Galembeck
Embora esteja em uma lista de queijos, a ricota é técnicamente uma coalhada de textura leve feita com leite de búfala, vaca, cabra ou ovelha. Conquistou o 2° lugar.
Foto: Alex Silva/Estadão
Por fim, o 1° lugar ficou para a mozzarella, um queijo fresco feito com leite integral de búfala ou de vaca. Pode entrar em sanduíches e pizzas ou acompanhar taças de vinho branco leve.
Rafaela Beatriz