Foto: Shaiith/ Adobe Stock
Temperar e marinar parecem processos iguais, mas possuem diferenças significativas. Confira a seguir para entender.
Foto: Виталий Борковск/ Adobe Stock
Temperar é colocar sal, pimenta, ervas e outros condimentos diretamente no alimento para realçar seu sabor imediatamente. Isso é geralmente feito pouco antes ou durante o cozimento, e o tempo necessário é curto, variando de alguns minutos a algumas horas, dependendo da receita e do tipo de alimento.
Foto: Giuliana Nogueira
Um bife grelhado, por exemplo, é temperado com sal, pimenta-do-reino e talvez um pouco de alho em pó ou ervas secas antes de ser grelhado, o que já dá muito sabor ao prato. Confira no link como fazer um bife saboroso com uma receita fácil.
Foto: Pavel Siamionov/ Adobe Stock
Marinar, por outro lado, é mergulhar o alimento em uma mistura líquida de óleo, vinagre, suco de limão, ervas e especiarias. Isso amacia e dá sabor a carne, mudando sua textura e com sabor mais intenso. O tempo de marinada varia de algumas horas a dias, dependendo do tipo de alimento e da intensidade de sabor desejada.
Foto: Stockcreations/ Adobe Stoc
Dependendo da receita, você escolhe os melhores ingredientes, faz a mistura e pincela na carne ou deixe submersa no molho. Uma receita perfeita para carne de porco é a marinada de cachaça. A cachaça, com seu sabor característico e doce, complementa perfeitamente a carne, resultando em um prato suculento e cheio de sabor.
Foto: Carey Jaman Copr/ Adobe Stock
Para saber tudo sobre a marinada, o Paladar reuniu as melhores dicas e conselhos de quem entende muito de cozinha. Saiba mais como usar os ingredientes certos e deixa a carne mais suculenta e saborosa.
Beatriz Yamamoto