Foto: Mara Zemgaliete/Adobe Stock
Entenda quais características permitem a classificação do alimento
Foto: Codo Meletti/ Estadão
O queijo é um dos muitos subprodutos do leite, e por ser disponível em diversas modalidades, é um ingrediente-chave na culinária, podendo entrar nas mais diferentes receitas, como sanduíches, pizzas, massas, quitutes, saladas, risotos, bolos, pães e até sobremesas.
Foto: AGPhotography/Adobe Stock
Existem tantos tipos de queijo que chega a ser difícil contabilizar. Só no World Cheese Book mais de 750 queijos foram catalogados. Mas como existem vários tipos sendo criados a todo momento, estima-se que o número chegue à casa dos milhares.
Foto: Regis Capibaribe/AdobeStock
Muitos fatores definem um queijo, como modo de fabricação, local de origem, período de cura, maturação, ausência ou presença de mofo, entre outros. Parte desses fatores permitem organizar as variedades em classificações principais, que são três, e você pode conhecê-las a seguir.
Foto: Jiri Hera/Adobe Stock
São considerados queijos duros aqueles que passaram por um longo período de maturação e, assim, adquiriram textura firme, quase arenosa, e sabor intenso. Alguns exemplos são o parmesão e o provolone.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
De coloração branca, os queijos dessa categoria têm seu modo de fabricação revelado pelo próprio nome, que indica que não há maturação longa. São macios, têm sabor mais delicado e normalmente vêm com soro. Os queijos feta, minas frescal e burrata são exemplos.
Foto: Niels Andreas/Estadão
Os queijos moles também não passam por muita maturação. Se enquadram nessa categoria uma parte dos queijos de mofo azul ou branco, como o camembert, o brie, o roquefort e o gorgonzola, que possui sabor e cheiro intensos.Saiba quais características permitem a classificação do alimento
Foto: Ilia Nesolenyi/AdobeStock
Se você é do time que aprecisa queijos frescos e adora uma burrata, confira o teste realizado pelo time de especialistas e equipe do Paladar. Após degustação às cegas, a marca Bufalat conquistou o pódio.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Mas se o seu Paladar está mais para queijos do tipo duro, o parmesão pode ser uma boa pedida. No teste de degustação às cegas, a marca La Serenissima conquistou os especialistas. Confira mais detalhes no link
Rafaela Beatriz - Radar