Foto: ROMULO FIALDINI
Esse prato, típico de São Paulo, pode ser encontrado facilmente em restaurantes, mas também feito em casa, especialmente acompanhado de pimenta ou de um molho da sua preferência.
Foto: Artem Shadrin/AdobeStock
Para preparar a costelinha, você vai precisar de 2 kg de costela suína, 2 kg de banha de porco derretida, 3 talos de alecrim fresco, 3 talos de tomilho fresco, 1 colher (chá) de pimenta do reino e sal grosso.
Foto: Ghima - stock.adobe.com/Adobe stock
Já para o virado de feijão, use 4 colheres de sopa de gordura de porco, 1 cebola grande cortada em rodelas, 3 dentes de alho amassados, 2 xícaras de chá de feijão cozido escorrido,1 e 1/2 xícara de chá de farinha de milho em flocos, desfeita com as mãos, 4 colheres de sopa de cheiro-verde picado, sal e pimenta.
Foto: Alexandr Sherstobitov/ Adobe Stock
Para fechar, use no croquete 6 bananas-nanicas firmes, não muito maduras, 1 e 1/2 xícara de chá de amido de milho, 1 e 1/2 xícara de chá de farinha Panko, 4 claras de ovos e óleo para fritar.
Foto: Neide Rigo|Estadão
Tempere a costela com as ervas, a pimenta e o sal. Deixe marinar por 24 horas na geladeira. Após esse tempo, derreta a banha em fogo baixo, coloque a marinada de costela dentro da banha e deixe cozinhar em fogo brando, sem deixar a banha ferver por 3 a 4 horas, até a carne da costela começar a soltar do osso. Remova do fogo, deixe esfriar e retire a costela da banha de porco.
Foto: Maren Winter/ Adobe Stock
Coloque a gordura numa panela, leve ao fogo alto e deixe derreter. Junte a cebola ao alho e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Adicione o feijão e misture bem. Acrescente a farinha de milho aos poucos. Junte o cheiro-verde, misture e tempere com sal e pimenta.
Foto: Lighfield Studios/ Adobe Stock
Descasque a banana e corte em pedaços de 4 cm. Passe cada pedaço no amido, na clara de ovo e na farinha Panko, envolvendo bem. Coloque bastante óleo numa panela, leve ao fogo alto e deixe aquecer. Frite as bananas aos poucos, até ficarem douradas.
Foto: juraj - stock.adobe.com/Adobe st
Na hora de servir, sele a costela na frigideira ou na grelha em fogo alto. Sirva a costelinha, o virado de feijão e os croquetes de banana acompanhados de ovo frito com gema mole e arroz branco.
Foto: WS Studio - stock.adobe.com/A
Uma comida típica do Brasil, a feijoada tem uma receita especial e que envolve alguns segredinhos. Em busca de um preparo de qualidade, Paladar procurou o chef Melchior Neto, que ensinou o passo a passo da feijoada perfeita.
Beatriz Castro - Radar