Foto: FELIPE RAU
O azeite de oliva é um dos óleos mais conhecidos e utilizados na cozinha para o preparo de alimentos ou apenas para temperar saladas e servir como acompanhamento.
Foto: FELIPE RAU
Produzido no mundo todo, nos últimos anos o Brasil tem se destacado na produção do insumo, com várias marcas de altíssima qualidade disponíveis nos supermercados.
Foto: m________k____ - stock.adobe.com/Adobe st
No entanto, na hora de adquirir um azeite, algumas coisas precisam ser levadas em consideração. Ao Paladar, especialistas deram dicas de como não errar na escolha. Confira a seguir:
Foto: Nilton Fukuda|Estadão
Prefira os produtos com a data de validade mais recente, para garantir o frescor do azeite. Outro fator importante é o aroma. Quando o azeite é bem feito, ele preserva o aroma natural de fruta.
Foto: FELIPE RAU
Em busca de ajudar os consumidores nessa tarefa, o Paladar testou às cegas 11 marcas de azeites brasileiros encontrados em mercados e empórios. Dos produtos selecionados, cinco foram descartados durante a degustação por não estarem em ‘plena forma’ para a avaliação.
Foto: FELIPE RAU
Ao final do teste, especialistas que participaram da avaliação ranquearam todos os azeites e selecionaram os três melhores. Veja a seguir:
Foto: FELIPE RAU
Na terceira posição, o Potenza é produzido no Rio Grande do Sul e conquistou o paladar dos jurados por apresentar aroma intenso, sabor amendoado, frutado e bastante picante.
Foto: FELIPE RAU
Vice-campeão, o Vertentes é um azeite produzido em Minas Gerais, de sabor frutado maduro, bem equilibrado, levemente picante e de complexidade sensorial que preenche a boca.
Foto: FELIPE RAU
O campeão da vez foi avaliado pelos especialistas como um azeite fresco, com leve aroma de amêndoas, sabor leve e picante que vai no crescente até chegar à garganta e combina muito com pratos bem temperados. O azeite Sabiá é produzido em fazendas situadas em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, e Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul.
Foto: Estadão
Paladar Testou é uma iniciativa 100% editorial. Em todas as provas realizadas, é feito um levantamento dos produtos disponíveis. As marcas não sabem que seus produtos serão submetidos a uma degustação às cegas, tampouco os jurados têm conhecimento das marcas que integram a seleção.
Foto: Mashimara/ Adobe Stock
Conhecido como ‘ouro líquido’, o azeite pertence ao grupo dos superalimentos. Muito além da gastronomia, ele tem uma composição potente, sendo rico em compostos fenólicos, fitoesteróis, gorduras monoinsaturadas e vitamina E.
Beatriz Castro - Radar