Foto: barmalini/Adobe Stock

Paladar

Uísque antigo é uísque bom?

Popular em todo o mundo, o destilado pode ser apreciado puro ou em coquetéis. Mas o que realmente determina a sua qualidade? Descubra mais

Foto: Larrisa Go

Etapas de produção

O uísque passa por processos como maturação e envelhecimento. Para saber se um uísque antigo se torna bom, o Paladar consultou Maurício Porto, especialista na bebida. Deslize para descobrir mais.

Leia mais

Foto: Matheus Mans/Estadão

Ponto de equilíbrio

O uísque é armazenado em barris para alcançar seu ‘ponto de equilíbrio’, onde o perfil sensorial da bebida é influenciado pela madeira. Esse processo, que ocorre em um período relativamente curto, confere nuances mais delicadas ao destilado.

Foto: Oskars Kupics/Adobe Stock

Barris reutilizados

Se o uísque permanece armazenado por um período excessivamente longo, isso pode indicar o uso de barris reutilizados por certas indústrias. Esse cenário exige mais tempo para que a bebida atinja o ponto de equilíbrio desejado.

Foto: weyo/Adobe Stock

Por fim...

Estar armazenado por longos períodos não significa que, quanto mais antigo, melhor o uísque, até porque o período para atingir seu ponto de equilíbrio é relativamente curto, e esse ponto que determina a qualidade do destilado.

Foto: Marcelo Lima/Estadão

Guia completo

Clique no link abaixo para saber mais curiosidades e dicas para o destilado. E siga para a próxima tela para conferir uma receita para um drinque com o uísque.

Saiba mais

Foto: Divulgação Casa Santo Antonio

Drinque de uísque com pêssego

O licor de pêssego e de café neste drinque dão sabores com nuances mais acentuadas e marcantes para a bebida. O copo deste drinque pode ser finalizado com folha do pé de café e seus grãos.

Veja a receita

Produção

Juliane Moreti - Radar

Veja mais Web Stories