Foto: Nulekkk/Adobe Stock
A uva-passa é uma estrela do Natal, apesar de ser rejeitada por muitos. O ingrediente simboliza tradição, mas vai além disso e possui diversos benefícios para a saúde. Confira:
Foto: OLES OLIINYK/Adobe Stock
A Uva-passa, assim como outras frutas secas, apresenta flavonoides e carotenoides, substâncias que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, eles podem melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose, como mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Igor Normann/Adobe Stock
Ricas em fibras, as frutas desidratadas também auxiliam no controle glicêmico, favorecendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Foto: dmitr1ch - stock.adobe.com
Vale destacar ainda que esses alimentos possuem vitaminas A e do complexo B, e sais minerais, como potássio, magnésio e fósforo. Isso acontece porque, no processo de desidratação, vão-se os líquidos e ficam apenas os nutrientes.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A uva-passa, em especial, tem resveratrol, substância que blinda as artérias e contribui para a proteção do coração.
Foto: al62 /adobe.stock
Agora que você conhece os benefícios dessa fruta seca, talvez seja interessante dar uma chance para ela no Natal, afinal ela vai aparecer nos pratos de qualquer forma. Veja algumas sugestões de receitas com uva-passa a seguir:
Foto: Giulia Howard/Estadão
A ceia de Natal não é a mesma sem um bom e velho arroz com passas. Essa receita simples ainda leva amêndoas, cebola roxa e canela.
Foto: Ana Bacellar
Esse pão doce que é tradição no Natal dos alemães tem uma história bonita. Na hora de fechar o pão para assar, o marzipã do recheio, coberto por uma camada de massa com passas, representa o menino Jesus coberto por uma manta.
Foto: Julia - stock.adobe.com
Garanta uma sobremesa diferente e muito festiva com esse bolo de frutas que é a cara do Natal.
Beatriz Castro - Radar