Foto: Day Of Victory Stu./Adobe Stock

Paladar

3 vinhos recomendados por especialistas para 2025

Especialistas do Guia dos Vinhos fizeram uma seleção dos melhores vinhos para apostar neste ano e indicam 3 opções de rótulos. Confira:

Foto: hitdelight/Adobe Stock

Vinhos brasileiros

Para os sommeliers, os vinhos brasileiros estão com tudo. As vinícolas situadas no país estão redefinindo o mapa de produção da bebida, buscando diferentes zonas, variedades e formas de vinificação. Além disso, os produtos brasileiros também serão beneficiados pelo câmbio elevado, que dificulta a aquisição de importados.

Foto: Pixel-Shot/ Adobe Stock

Vita Eterna Extra Brut 2020 - 92 pontos

Dentro da seleção dos vinhos brasileiros, o grupo indica o Vita Eterna Extra Brut 2020. Com 24 meses de autólise, este espumante apresenta cor dourada, notas de frutas amarelas, inclusive caju, que se mesclam com amêndoa, brioche, massa amanteigada e um tostado elegante. É vinoso, estruturado e persistente.

Foto: petrrgoskov/Adobe Stock

Vinhos fáceis de beber

Uma das tendências, de acordo com o Guia dos Vinhos, são os vinhos com bebebilidade, ou seja, fáceis de beber. Eles combinam bem com comida, principalmente com opções leves.

Foto: Africa Studio/Adobe Stock

Montlaiz Dandelion Criolla Tinto 2022 - 89 pontos

A indicação para quem busca por vinhos com bebebilidade é o Montlaiz Dandelion Criolla Tinto 2022. De cor rubi clara, tem perfil olfativo marcado por fruta vermelha fresca e madura e toque de ervas frescas. Em boca, é fluido e elegante, apresentando cereja em licor e toques terrosos. Os Taninos delicados e acidez viva o tornam fácil de beber.

Foto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock

Vinhos esquecidos

Uma boa aposta para os sommeliers, são os vinhos esquecidos. ‘Enquanto muito se fala da Borgonha, vale voltar aos olhos para Bordeaux, por exemplo. A sequência de boas safras, com menor demanda do mercado deve colocar preços em patamar comportado com boa qualidade. Vale o mesmo para Rioja’, destaca o Guia.

Foto: LEO MARTINS

Aradon Calzadas de Aragon Rioja 2018 - 90 pontos

A indicação entre os esquecidos é o Aradon Calzadas de Aragon Rioja 2018. O vinho mostra a presença de muita fruta negra madura e concentrada no nariz, complementada por madeira tostada, cacau, café torrado e chocolate. No paladar, revela licor de cereja e ameixa mais fresca. Tem ótima acidez, que equilibra a concentração da fruta. No final o gosto é de chocolate amargo.

Matéria completa

Foto: New Africa/ Adobe Stock

Guia dos Vinhos

O Guia dos Vinhos ajuda na sua escolha de novos rótulos. Para cumprir esta tarefa, jornalistas com ampla experiência em provas e degustações, avaliam às cegas vinhos de vários países.

Saiba mais

Foto: New Africa - stock.adobe.com/ Adobe st

Veja também: especialistas elegem os 5 melhores vinhos brasileiros

Especialistas do Guia dos Vinhos elegeram os 5 melhores vinhos brasileiros, mostrando a atual importância do país no universo das vinícolas e mercado de vinhos.

Confira aqui

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais web stories