Foto: Taba Benedicto/Estadão

Política

Eleições 2024: Conheça as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de SP sobre mobilidade urbana

Candidatos ao comando da maior cidade do País apresentaram propostas para aprimorar o sistema de transporte coletivo urbano e desafogar o trânsito da capital

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, quer ampliar os trechos viários com tráfego exclusivo para ônibus, o que inclui BRTs, corredores e faixas exclusivas. Ele também pretende ampliar a tarifa zero nos ônibus municipais, vigente, no momento, aos domingos.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Ricardo Nunes (MDB)

O candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), propõe o prosseguimento da descarbonização da frota de ônibus, substituindo os veículos a diesel por carros com motores não poluentes. Nunes também promete concluir oito obras de corredores de ônibus e BRTs, além do início de mais seis obras do tipo.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Pablo Marçal (PRTB)

O postulante do PRTB, Pablo Marçal, quer criar bolsões de estacionamento próximos a estações de transporte urbano, como terminais de ônibus e metrô. O candidato também propõe a construção de um teleférico nas periferias da cidade e a criação de vias expressas nas marginais Tietê e Pinheiros.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Tabata Amaral (PSB)

A candidata do PSB, Tabata Amaral, pretende criar um sistema inteligente de gerenciamento de tráfego. Ela também promete implementar um painel eletrônico com os horários de chegada dos veículos nas paradas de ônibus e permitir o pagamento com cartões de débito e crédito.

Foto: Alex Silva/Estadão

José Luiz Datena (PSDB)

O tucano José Luiz Datena promete entregar faixas de ônibus, corredores, ciclovias e motofaixas “prometidas pela atual gestão, mas não entregues”. O tucano também quer tirar do papel o projeto de VLT no centro e realizar uma auditoria nos contratos de concessão dos ônibus municipais.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Marina Helena (Novo)

A candidata do Novo, Marina Helena, promete um redesenho das linhas de ônibus municipais, utilizando como base “os dados de locomoção dos paulistanos” e priorizando os principais destinos. Ela também quer implementar uma tarifa mais baixa nos coletivos fora dos horários de pico.

Foto: Werther Santana/Estadão

Leia mais sobre as propostas dos candidatos à Prefeitura sobre a mobilidade urbana na reportagem completa do Estadão.

Leia mais

Texto

Gabriel de Sousa

Reportagem

Juliano Galisi