Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Política

Eleições 2024: Conheça as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de SP sobre segurança

Propostas dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo buscam aprimorar a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) e priorizar zonas violentas da cidade

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Ricardo Nunes (MDB)

O candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), promete modernizar os equipamentos utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM), além de aumentar o seu efetivo. Nunes também promete que as ações preventivas e protetivas às mulheres, crianças e idosos vítimas de violência serão ampliadas.

Foto: Werther Santana/Estadão

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL promete combater a criminalidade na região central da cidade e planeja uma ação integrada para atuar na região da Cracolândia, que vai envolver as secretarias de Segurança Urbana, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. Boulos também quer policiamento na porta de cada escola municipal.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Pablo Marçal (PRTB)

O candidato do PRTB, Pablo Marçal, promete duplicar o efetivo da GCM. Ele também quer investir em uma central de operações integrada de dados, para coletar informações de diversas fontes, incluindo órgãos municipais como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), escolas e postos de saúde.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Tabata Amaral (PSB)

A candidata do PSB, Tabata Amaral, promete expandir gratificações aos guardas que atuam em locais de maior criminalidade. Ela também quer direcionar 100% dos chamados de perturbação do sossego para a GCM, para que a PM seja liberada para focar em crimes de maior gravidade.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

José Luiz Datena (PSDB)

No seu plano de governo, o candidato do PSDB, José Luiz Datena, promete aumentar as armas letais, não-letais e a frota da GCM. Ele também defende o uso de câmeras corporais pela guarda, a ampliação de programas de combate à violência contra a mulher e a proteção no entorno de escolas públicas.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Marina Helena (Novo)

A candidata do Novo, Marina Helena, promete combater a insegurança com uma “gestão disruptiva e transformadora”. Em seu plano de governo, ela afirma que vai dobrar o número de guardas civis e investir em tecnologia e inteligência, sem maiores descrições.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Confira as propostas dos candidatos sobre a segurança pública na reportagem completa do Estadão.

Leia mais

Texto

Gabriel de Sousa

Reportagem

Karina Ferreira